Páginas

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

#Partiu Chile: Dia 3

Continuando a incrível viagem ao Chile, agora chegamos no terceiro dia. (Você pode conferir o que fiz nos dias 1 e 2 clicando aqui e aqui).
Já tínhamos planejado aqui no Brasil mesmo que iríamos às vinícolas no domingo, nosso terceiro dia, pois precisava agendar a visita com pelo menos uma semana de antecedência, já que era alta temporada.
No Chile podemos encontrar uma diversidade incrível de vinícolas, o clima e o solo são propícios para o cultivo das mais variadas uvas, então ir pro país e não visitar uma vinícola é como ir ao RJ e não visitar o cristo rs. Mesmo para quem acha que o passeio não é lá muito interessante, posso te garantir que é sim, pois vinícola são sempre donas de uma paisagem incrível, fora o fato de você poder tomar uns bons goles de vinho rs.
Agendamos visita na Concha Y Toro, a vinícola mais famosa para os turistas e também na Undurraga. Escolhemos as duas por estarem sempre bem recomendadas nos blogs e guias que consultamos. No final das contas só conseguimos ir de manhã na Concha Y Toro, pois não imaginávamos que era tão longe assim da onde estávamos. A Undurraga estava agendada para as 15:00, último horário de visita, mas saímos da Concha Y Toro eram quase 14h, e concluímos que era melhor mudar o passeio da tarde já que não ia dar tempo.
Pegamos o metrô na estação Los Heroes, descemos e Los Leones e fizemos a integração na linha azul até Las Mercedes. A viagem é bem longa, dá uns 40 minutos, dá pra conhecer um bom pedaço de Santiago rs. Achei legal que passamos em locais rurais, me senti num filme viajando de uma cidade pra outra de trem haha. Na estação de Las Mercedes pegamos um táxi até a vinícola, pois é o meio mais prático e não dá nem 10 minutos até lá.
Chegamos lá e tinha fila pra comprar o passaporte, porque apesar de ter agendado, era preciso fazer o pagamento do tour. Optamos pelo tour mais completo, o Marques de Casa Concha e por fim chegamos atrasados e perdemos a primeira parte do tour. Mas depois conversamos com o guia e fomos juntos na próxima turma ver essa primeira parte que era conhecer as plantações. O local é bem bonito, o guia dá uma breve, mas bem breve explicação dos tipos de uvas e como fomos no inverno, os galhos estavam secos, mas se você for em época frutífera, pode provar as uvas. De verdade? Achei bem fraca essa primeira parte do tour.
Vinícola Concha Y Toro

As parreiras tudo seca :(  | Vinícola Concha Y Toro
A segunda parte é a entrada na adega do Casillero del Diablo, o vinho mais famoso da marca. Há uma degustação e explicação de sabores, aroma, de dois vinhos.
Primeira degustação | Vinícola Concha Y Toro

Depois entramos na adega, onde ficam os barris e o temido "Diablo". Lá, eles fazem um showzinho para contar a lenda do Casillero, apagam luzes, e um áudio em português conta a história. E então para finalizar o tour tradicional, voltamos ao saguão de entrada e experimentamos mais um tipo de vinho, um branco agora.
Adega do Casillero | Vinícola Concha Y Toro

El Diablo | Vinícola Concha Y Toro

Quem comprou o tour Marques, tem direito a ir a um outro salão, onde haverá mais degustação de vinhos e queijos. No salão, há quatro tipos de vinhos, da linha Marques, e os devidos queijos que fazem a combinação perfeita. Confesso que eu já estava morrendo de fome e um pouco bêbada, afinal beber vinho dez horas da manhã não tá muito na minha rotina, ainda mais 3 taças e depois mais 4 hahaha. A guia explica as combinações e os sabores perceptíveis, e ensina a degustar. Essa parte foi bem legal, mas admito que não senti os sabores que a guia falava que tinha, acho que não sei apreciar vinho ainda. Logicamente, não dei  conta de mais quatro taças e repassei algumas pros meus primos que obviamente não recusaram.
Eu e meus primos comentamos que o passeio deveria começar pela casa do Marques, porque daí você já fica alegre e acha o passeio todo pela vinícola uma coisa maravilhosa haha.
Foi muito legal conhecer, mas confesso que esperava um pouco mais em questão de informações. Acho que faltou explicar o processo de fabricação do vinho, as diferenças entre as uvas, enfim, os guias não perderam muito tempo falando no tour. Minha prima foi na Undurraga num outro dia e disse que é mais completo no sentido de passarem mais informações.
Depois do tour você pode comer algo no restaurante, tem um pastel de Choclo muito bom, (as empanadas não são boas), e pode ir fazer compras na loja.
Pastel de Choclo e Empanada | Vinícola Concha Y Toro
Dá uma vontade de levar muitos e muitos vinhos por causa do preço e da qualidade, porém tem sempre que lembrar do espaço que as garrafas vão ocupar na mala =( Recomendo pegar os vinhos mais especiais, já que o Casillero é encontrado facilmente aqui no Brasil e por um preço razoável, lógico que lá é mais barato, mas vale investir em algo mais especial. Ah, eles vendem embalagens próprias pra transportar as garrafas, mas se você não quiser gastar com isso não tem problema, pois colocam os vinhos em umas caixas de papelão bem reforçadas.
Me pergunta agora se na hora de comprar eu lembrava o nome dos vinhos que degustei e gostei? hahahahaha nããão, acho que deveria ter anotado.
Como já disse, perdemos o tour na Undurraga e então resolvemos ir pra casa resolver o passeio do quarto dia e como iríamos para Valparaíso e Viña Del Mar.

E que venha o quarto dia e o primeiro contato com a neve *-*

Dica: Na hora de embarcar, você pode levar os vinhos na mala de mão, só embalar bem. Coloquei as minhas garrafas na mala de despacho mesmo e chegaram intactas aqui no Brasil, mas envolvi em saquinhos e muito cachecol de lã haha.