Páginas

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

#Partiu Chile: Dia 2

Tava forçando a memória pra lembrar o que fizemos no segundo dia, e daí fui olhar as fotos pra lembrar porque a cabeça não ajudou rs.
Segundo nosso planejamento desplanejado, a ideia era fazer um city tour gratuito a pé ou com o Bus, guiado por um guia que são disponibilizados em alguns pontos de Santiago. Então saímos em direção ao Palácio de La Moneda que era perto do nosso apê. Estávamos sem pressa, então fomos explorando as ruas da cidade e tirando fotos.
Nossa primeira parada foi uma igreja que tinha próximo à avenida principal O' Higgins, e lá conversamos com o padre que nos contou que há muitos católicos brasileiros que visitam o Chile em missões e também nos explicou que a igreja estava em reforma devido a um protesto, onde destruíram os vidros das janelas e as portas. Quer dizer, a realidade aqui também existe lá.
La Iglesia do padre simpático

Seguimos nós e nossos amigos cachorros pela avenida, onde há uma praça grande com vários canteiros floridos bem bonitos, esculturas e algumas fontes e espelhos d'agua onde nossos amigos cachorros tomam banho haha. Caminhando em direção ao Palacio, conseguimos avistar a enorme bandeira do Chile, que fica em frente ao Palacio.
Praça a caminho do Palacio de La Moneda

Nossos peros amigos-companheiros

Bom, achávamos que o Palacio fosse mais interessante, já que tem que passar no raio-x pra entrar lá dentro e não ver nada, além dos fofos cães dos "carabineros". Para se fazer o tour completo precisa agendar. É um lugar bem bonito e para aí. É lá que acontece a troca de guardas, mas tem dias e horários certos, nós não vimos, mas dizem que vale a pena por ser algo bem tradicional lá. NO subsolo da praça do Palacio, fica o Centro Cultural Palacio La Moneda, não vou afirmar se vale a pena, porque só entramos pra dar uma olhada e não exploramos pois queríamos economizar tempo.
Partimos pro centro histórico da cidade afim de ir ao ponto de encontro de onde sairia o city tour com o guia gratuito. Fomos a pé mesmo, e andamos bastante mas nada que fosse cansativo. Paramos na linda Catedral de Santiago, uma igreja riquíssima em detalhes, bem grande, e tem até um subsolo para velórios (meio tenebroso), mas foi um lugar onde me emocionei e agradeci muito por poder viver tudo aquilo com pessoas tão queridas.
A bandeira enorme do Chile que nos fez ficar bastante tempo para conseguir tirar uma foto com ela toda aberta e ainda assim não conseguimos rs

Lateral do Palacio de La Moneda

Como estávamos com fome, resolvemos comer as tais empanadas no El Rapido, um restaurantinho muito bem falado em um blog que estávamos pegando dicas (e que não lembro qual é). O local é bem simples, tipo balcão de bar, porém as empanadas estavam ótimas e saiam bem rápido mesmo haha.
E então, finalmente, tinha dado o horário do nosso city tour e partimos para a Plaza de Armas, na época estava em reforma o que gerou um vuco-vuco no centro que me senti em São Paulo de novo. O city tour é o da Turistik, bem famosa por lá, e você pode pegar os horários e pontos de encontro em uma Turistik mesmo, tem lá próximo a Plaza de Armas, ou em estação de metrô, terminal de ônibus. Enfim, estávamos em um grupo com alemães, argentinos, americanos e mais gente lá que não lembro. Começamos o city tour pela Plaza, Correios, Museo Historico, Prefeitura e fomos pro Palacio de La Moneda (de novo) e de lá chegamos no Cerro Santa Lucia. Assim, particularmente não sabia que era em inglês (nosso planejamento quem escolheu) e não aproveitei o city tour porque o guia só falou em inglês, então entendi o que me traduziram e mesmo assim foi difícil pois ele falava o inglês com espanhol tudo junto e misturado e rápido que só por Deus viu. O que é ruim, porque o legal é você ir passando nesses lugares tão ricos de história e ir aprendendo, mas enfim, a internet taí pra isso né? rs
Nos irritamos porque ninguém tava entendendo nada e resolvemos ficar ali no Cerro Santa Lucia. Outro forte ponto turístico de Santiago. O Cerro é bem legal também, me senti num castelinho de época rs. A vista é boa mas não é a mais panorâmica, porém vale a pena, principalmente se for no por do sol, como nós fomos. Só que daí você vai pegar a feirinha fechada. Na saída tem que tomar cuidado porque ficam uns guias brasileiros e chilenos também, te empurrando passeio turístico a todo custo, perguntando pra onde estamos indo depois dali com a desculpa de nos ajudar a ir nos melhores lugares. Teve um que nos abordou insistentemente e que não achamos nada confiável, sei lá, pode ser um preconceito, mas é bom prevenir né.
Cerro Santa Lucia

Vista do Cerro Santa Lucia (ai essas paisagens de Santiago, só saudades e amores)

Se você quer mesmo aprender tudo e não entende a língua como eu, recomendo pagar pra fazer o city tour. Se tivéssemos feito isso teríamos mais dias pra fazer outras coisas, já que fomos uns 3 dias atrás de pontos turísticos na mesma região praticamente rs.
E pra finalizar a noite, fomos em direção à feirinha do BellaVista, uma das minhas regiões preferidas de Santiago. A feirinha fica aberta até umas 20h se não me engano, e vale a pena devido a variedade de coisas que tem. É a Feira Hippie Campineira de Santiago rs. Mas rola aquela coisa de pagar 10.000 pesos em um colar em uma banca e depois encontrá-lo por 7.000 na outra banca. Então tem que ir com tempo e explorar bem. Lá encontramos várias bijus com a famosa pedra Lápis Lázuli, ponchos, gorros e tudo o mais de lã de alpaca (oin, amei a alpaca), comida típica tipo o hot dog com creme de abacate. É um bom lugar pra se comprar lembrancinhas porém acho que não é o melhor.
Um pouco mais a frente da feira tem o Patio BellaVista, um shopping a céu aberto, com pub, restaurantes com música ao vivo, caixa eletrônico, e muitas lojinhas. Adorei o Patio, não só porque ele é bonitinho, mas porque tem umas lojas muito boas pra comprar lembrancinhas, acabei com meus pesos lá rs. Tem lojas com umas bijus mais finas do que na feirinha, lenços bem típicos e uma variedade de lembranças como imãs de geladeira, casinhas, camisetas, canetas, enfim muita coisa e por um preço razoável, basta saber escolher porque achei tudo caro no Chile mesmo rs. Lá também tem lojas de artigos de couro, roupas, chapéus, enfim, bem diversificado.
Parte inferior do Patio BellaVista

Eu e minhas primas estávamos acabadas e com frio e então enquanto os boys tavam no pub tomando uma cerveja básica, decidimos sentar nuns pufes que estavam do lado de fora de um dos restaurantes (não lembro o nome) e tinham uns aquecedores por perto e daí que chega o garçom e fomos obrigadas a pedir um drink pelo menos. Estávamos tão a vontade ali que colocamos os pés em cima de uma espécie de pufe, pra nós era um pufe ok, até que chega o garçom de novo, super-hiper-mega simpático só que ao contrário, e nos diz: "En Chile no es bien visto colocar los pies en la mesa" (arrasei no portunhol). Uma olhou pra cara da outra com cara de "hã? Eles chamam ISSO de mesa?" e nem preciso dizer que caímos na gargalhada né? Ai gringo só causa mesmo no país alheio né hahahaha.
Fim do dia 2, ufaaaaaa! Pernas doendo de tanto andar.

Logo mais o dia 3 com uns bons drinks na vinícola :)