Páginas

sábado, 15 de novembro de 2014

#Partiu Chile: Dia 1

Sei que no último post sobre a viagem pro Chile disse que o assunto seria o Chile e os chilenos, mas comecei a escrever e achei que ia ficar monótono demais, então resolvi fazer um diário de viagem mesmo, contando cada dia :)
Bom, ao descer no aeroporto e fazer todo o trâmite de entrada de estrangeiros (já aviso que demora mas você se distrai tentando descobrir o idioma que o colega da frente ou de trás tá falando e quando vê já está lá sendo autorizado a entrar no país), demos uma passada no Duty Free pra ver se o preços compensavam, (olha posso dizer que pelo menos o perfume que eu queria estava mais barato em Santiago do que em Buenos Aires mas não sei generalizar se compensa mesmo, o que gostei é que não ficam aqueles vendedores te enchendo o saco e te impedindo de experimentar a loja inteira) e fomos atrás de um motorista. Já tínhamos visto em blogs que todo cuidado era necessário na hora de pegar um táxi, porque assim como aqui, há sempre os picaretas. Como estávamos em sete pessoas, tivemos que alugar uma van, fomos na que nos pareceu mais honesta e que fez um preço fechado rs. Demos sorte, o motorista foi simpático e nos deu algumas dicas bem legais como o melhor dia pra ir pra montanha. E então já fechamos o dia da volta com ele também.
Ficamos hospedados em um apartamento no bairro Republica, cheio de jovens estudantes e bares mais alternativos. Achei ótima a localização, pois estávamos perto da estação de metrô Republica, o que nos fazia chegar no centro da cidade em 10 minutos no máximo, haviam dois mercados próximos, e dava pra ir a pé tranquilamente em alguns pontos turísticos como o Palacio de La Moneda. Fora que por não estarmos no centro, o aluguel/hotel é mais em conta. E claro, além da linda paisagem que víamos ao acordar.
O apartamento que ficamos tinha de tudo, cobertas, eletrodomésticos, ótimo sinal de wifi, lavanderia, utensílios de cozinha, não sentimos falta de nada (além de um aquecedor no apartamento todo rs), e os donos eram muito atenciosos e solicitos. Acho que vale a pena alugar um apartamento pelo custo, independente se você vai em 3 ou em 7 pessoas. Como passamos a maior parte do tempo na rua, uma boa cama basta, particularmente acho besteira ficar em hotéis de luxo se sua intenção for explorar a cidade.
Vista da sala do apê

Depois que nos acomodamos, fomos ao mercado fazer algumas compras pra café da manhã e pra comer antes de irmos ao nosso primeiro passeio em Santiago. O primeiro contato com as ruas de Santiago foi bem encantador, prédios bonitos, estilo europeu e muitos cachorros civilizados rs. O primeiro contato com um mercadinho não foi muito agradável, o segurança nos seguia corredor a corredor e assim foi durante todos os dias em que íamos lá, o que me fez pensar que brasileiros não devem deixar uma boa impressão por onde passam. De novidade de mercado posso destacar uns refrigerantes que pareciam desinfetante por causa da cor e que não tivemos coragem de comprar, as batatas Lays em tamanho família e de vários sabores, a variedade de chocolates Nestlé, cerveja Corona barata e ceveja Chilena ruim, galletas (ou bolachas) deliciosas da marca Costa, água potável ruim (achei que era impossível existir água ruim, mas no Chile tem), pãozinho maravilhoso tipo uma mistura de pão sírio com pão caseiro e que só vende em mercado porque não existe padaria lá, queijo manteigoso que é mais maravilhoso ainda (não achei por aqui ainda), e falta de frutas/verduras/legumes, o que na verdade já era esperado.
Rua próxima ao local em que estávamos hospedados, muita árvore de folhinha canadense
Após um lanchinho, resolvemos seguir nossa programação e ir pra um shopping e escolhemos o Costanera, por ser mais próximo. Tivemos que pegar metrô e para facilitar carregamos o Bip!, um cartão semelhante ao Bilhete Único daqui de Campinas, onde você pode utilizá-lo em metrô ou ônibus, aliás o ônibus só aceita cartão. Descemos na estação Tobalaba, (o que foi muito difícil de entender o que a atendente estava falando, só sei que no fim entendemos Balada e deu certo haha). Logo que você sai da estação, anda um pouquinho e já tem uma passarela que praticamente é ligada ao shopping. Só fomos ao Costanera por falta de (planejamento) tempo, mas achei que foi super válido, o shopping é lindo e enorme, onde cada andar representa um segmento: feminino, masculino, presentes, etc. Amei essa organização deles e amei mais ainda as lojas, todas lojas eram cheirosas (a nível dar dor de cabeça em algumas), com um design super diferente uma da outra o que tornava muito convidativo entrar em todas rs. Como publicitária e amante de criatividade e em especial de merchan/PDV, achei tudo muito incrível, aqui no Brasil não há essa preocupação em todas as lojas de montar algo bonitinho e conceitual, aqui as lojas são muito iguais, com fachada simples, nada muito criativo. Pode ser que isso seja pra compensar o mau atendimento que eles prestam lá haha. Enfim, era tanta loja pra entrar que tivemos que selecionar algumas mais atraentes como: Converse All Star, Puma, TopShop, H&M, Zara. A Converse tem uns tênis maravilindos, Top Shop e H&M não achei nada de tão interessante e bonito, Zara é o mesmo daqui e Puma entramos só pelo design de fora mesmo rs. Entramos em mais lojas atrás de roupas pra ir na neve mas nada com preço atraente, aliás os preços lá eram muito semelhantes com os daqui, senão mais caros, então se não fosse diferente não compensava trazer. Lá no Costanera e em vários pontos de Santiago tem a loja Paris, uma loja de departamento bem grande com inúmeras coisas, lá sim haviam alguns itens que compensavam comprar principalmente cosméticos/perfumes.
Um pouco do Costanera Center. Detalhe para a separação de andares. Tem uma cascatinha iluminada bem linda que cai a partir do 3º andar acho mas a esperta aqui não tirou foto.
Como estávamos sem comer decentemente a um bom tempo, resolvemos procurar algo na praça de alimentação e pra nossa surpresa era tudo bem caro se comparado ao que/quanto comemos aqui rs. Optamos por uma hamburgueria estilo anos 80 mesmo que não lembro o nome mas fica ao lado do restaurante Tony Ramos (imagina se esse eu não ia decorar né?), e olha foi o melhor lanche que comi lá em Santiago! A maionese era simples, mas muito boa, tanto que tentamos descobrir a marca mas a garçonete não informou rs, o hamburguer saborosíssimo, enfim muito bom! Experimentei o Dr. Peppers, aquele refrigerante de cereja, no começo eu gostei mas depois ficou parecendo xarope rs. Lá, o gelo eram bolinhas pequenas ao invés de cubos ou tubos, achei legal também rs. Além do lanche e das "papas" fritas muuuuito bons, tínhamos uma vista maravilinda! Segundo a garçonete, ficamos num lugar vip da hamburgueria (o que eu duvido muito, acho que era apenas a mesa que cabia bastante gente), onde da janela víamos as Cordilheiras (ainda tímidas no nosso primeiro dia), e lá também há uma varanda com mesas onde dá pra tomar um milk shake olhando as montanhas brancas ou quase isso.
Vista da hamburgueria
E depois quis tomar um sorvete Freddo que eu já havia experimentado na Argentina e tava morrendo de saudades, mas para minha surpresa como mal tínhamos gasto nossos pesos chilenos, não tínhamos dinheiro trocado e então o atendente da Freddo simplesmente não quis nos vender o sorvete porque "no hay cambio". Insistimos e nada, serviram apenas para elogiar nossa beleza. Só sei que arranjamos o dinheiro trocado e só então nos venderam o sorvete. Tipoassim, eu que faço o favor de comprar e não eles de vender, tendeu? Okay, valeu pelo sorvete.
Por fim, fomos embora, ninguém tava mais com saco pra shopping e todos morrendo de sono e cansaço, o que não significa que dormimos cedo ou que não tínhamos pique para o próximo dia.

Próximo post: Dia 2 (estou tentando lembrar o que fizemos, abafa).