Páginas

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

#Partiu Chile: Dia 4

Chegamos ao dia de realizar um grande sonho meu: conhecer a neve! Aeeeeeee!!
Já havíamos resolvido no domingo, quando voltamos pra casa mais cedo depois da vinícola, que iríamos com uma empresa que fazia o transporte e alugava as roupas e equipamentos, a Ski Total. Achamos melhor não ir de carro como pretendíamos, por causa dos equipamentos e porque apenas um primo meu havia dirigido na neve, e como não sabíamos o caminho, era meio arriscado. Escolhemos a Ski Total por ser bem conhecida por lá e pelos turistas, e porque achamos os valores razoáveis em uma breve pesquisa que fizemos. E então faltava apenas decidir qual estação iríamos.
Como não havia chovido, as montanhas não estavam com muita neve e nos restou escolher uma das estações mais altas. Optamos pela La Parva, porque a galera que esquia/snow achou as "pistas" mais interessantes. Eu particularmente, tava doida pra ir na Farellones porque lá tem lugar pra vocês deitar na neve e fazer anjinhos, que é muito mais a minha cara hahaha, porém essa estação estava fechada por causa da falta de neve :( #chatiadíssima
Pegamos o metrô e descemos na estação Escuela Militar e andamos um pouquinho pra chegar na Ski. E lá funciona assim: não precisa reservar a van, você chega, faz os trâmites e pega a próxima van. Lá eles também fazem várias excursões, inclusive pra Viña Del Mar e Valparaíso, então se você gostar e achar em conta, já pode fechar tudo por lá.
Bom, como tudo era novo pra mim, resolvi pegar um esqui (falou A Super Radical hahaha). Meu primo tinha dado umas dicas e me falou que era melhor o esqui porque é mais fácil de parar (oi?), e tem os bastões pra ajudar (oi?). Eu só não tinha noção do quanto era demorado esse processo de escolher esqui, calçar aquela coisa daquela bota, fora que tive que alugar calça e luva.
No começo, achei os moços que estavam nos ajudando a escolher as botas, bem chatos, mas bem chatos mesmo, faziam tudo com má vontade. Depois, eles começaram a ser simpáticos, e até me chavecaram. Vai entender esses chilenos. Whatever, depois disso tudo, você pega o esqui com seu nome (é engraçado o jeito deles de escrever o nosso nome haha) e enfia tudo na van. Se preparem porque o equipamento é pesado e é bem irritante ficar carregando aquilo, principalmente quando você não tem preparo físico nenhum haha.
A van demorou bastante pra sair, tipo quase uma hora, o que nos irritou um pouco. Mas acho que o motorista estava esperando encher outra van e ir de caravana pras montanhas, ACHO e espero que tenha sido isso.
O que dizer do caminho? É lindo ver as montanhas com aquela neve branquinha, ainda que estivessem mais marrons do que brancas, e dá um friozinho na barriga o subir e subir. Bom, tirando o lado bonito da história, o caminho é cheio, mas bem cheio de curvas que são tão fechadas que você acha que vai cair morro abaixo. Então dá um enjoo, mal estar, tampa o ouvido. Se você tem problemas com esse tipo de caminho, já toma um Draminn. Eu não tomei nada, me deu mal estar, calor (coloquei 538776 roupas com medo de passar frio, afinal era neve né minha gente), nada que um ar puro não resolvesse rs. Mas confesso que não via a hora de chegar porque o caminho montanha-russa já não tava mais tão legal. 

A caminho da La Parva. Quase sem neve :(

Mais perto da La Parva, ainda assim é pouca neve.

Demoramos cerca de 50 minutos para chegar na La Parva e a estrada estava tranquila, sem trânsito e sem neve. 
Obviamente, mas obviamente mesmo, a primeira coisa que fiz na estação foi dar uma bela de uma pisada na neve haha. Depois colocar a mão e então fiquei meio decepcionada, porque a neve tava parecendo aquele gelo que forma no freezer de casa :( Mas isso é por causa da falta de chuva.
Bom, a La Parva não é aquela estação de esqui bonitinha que vimos em filme, ou que imaginamos. Na verdade ela nem parece uma estação quando você chega na primeira entrada. Fomos colocar nossos equipamento, e Jesus, que sofrimento colocar aquela bota do esqui! Achei que ia quebrar o pé! É muito desconfortável pra quem não tá acostumado. Fora que pra andar com aquilo, olhaaaaaa, dai-me paciência e equilíbrio, porque você fica com o joelho dobrado apoiando a canela na bota, não dá pra deixar a perna reta. Juro que pensei que seria mais fácil.
Fui eu lá toda linda, peguei meus bastões, minha "prancha" e eu sou muito destrambelhada, não tava dando conta de andar com a bota e carregar aqueles trambolhos. Mas lá vou eu, subir 5467688 degraus, animadérrima pra minha primeira esquiada! 
A princípio ficamos na reta final de uma das pistas, como não tinha ninguém descendo, dava pra ficar. Mas daí me deparo com a primeira dificuldade: calçar a bota no esqui. Tem que bater o pé com muita força e no lugar certinho pro pino travar. Como estava com forças ainda, encaixei fácil o pé direito e daí o esquerdo que demorou mas foi. E tcharã! Eu não conseguia ficar em pé! hahahaha
Meu primo me ajudou e quando eu estava em pé, prontinha pra treinar minhas habilidades, eu começo a escorregar e penso que não vou parar nunca mais, vou bater na rede de proteção e morrer. Meu amado primo resolve me segurar, mas não consegue e então me resta me jogar no chão. E pronto, já não tô mais tão animadérrima com a brincadeira.
Um moço, percebe a dificuldade que eu e minhas primas estamos tendo e nos avisa que tem uma pista pra iniciante e aulas de esqui na outra entrada (demorou hein fio?). Vamos lá, óbvio! Pego os trambolhos e entro no carrinho da estação que leva até lá. Ao chegar, vamos atrás das aulas e pá! Tem que pagar, lóóógico né. Resolvemos não pagar, porque oitenta reais é muito dinheiro pra 50 minutos né minha gente. Começamos a treinar lá na pista de iniciantes, onde havia uma criança de uns dois anos tendo aula e nos matando de #humilhação. E daí aparece uma alma iluminada e brasileira, que percebe nossa dificuldade e nos ensina o que ele aprendeu nas aulas e então começamos a ser amigas do nosso esqui (meus primos já tavam descendo montanhas no snow alucinadamente, que inveja dessa habilidade deles haha). O problema maior que tive foi calçar direito o pé esquerdo, não consegui de jeito nenhum. Então fiquei andando só com um pé, haha, e lógico que eu andava na largura da pista. Jamais me arriscaria descê-la e pegar a esteira de volta depois, uma vez que não havia uma proteção confiável lá e que é tudo lenda que se você cruzar os esquis ele freia.

Pista de iniciantes da La Parva

La Parva, vista de um dos restaurantes

Depois de suar muito, (juro, eu pingava de suor! Dá uma adrenalina que é uma coisa de louco), percebi que estava sem forças pra mais nada e me jogo no chão da pista mesmo haha. Fico ali uns minutos esfriando o corpo e ganhando forças pra ir comer algo.
#morrinaneve
Depois de comer, decidimos que tava bom demais nossa experiência com o esqui. Tiramos a bota e fomos dar um rolê e ficar num lugar quente, porque agora o frio apareceu. Lá tem uns dois restaurantes acho, que são muito bons, pelo menos pra lanche de queijo, batata frita e cappuccino.

Todos lindos na La Parva :)
A La Parva não tem aquelas cabininhas de estação pra você subir, são uns ganchos ou umas cadeirinhas tipo de teleférico. Achei bem sem graça, acabou com minha fantasia rs. Meus primos que fizeram o snow, disseram que tem umas pistas bem boas lá. Agora se você for iniciante como eu, não vale a pena, porque não é uma estação agitada, que tem outras coisas pra fazer, e não é tão bonita.
Quanto aos gastos, eu não me lembro muito bem, mas acredito que o pacote: passaporte pra estação, roupas, equipamento e transporte, ficou em torno de R$300,00. Fora o que gastei para comer lá, mas daí você pode até levar um lanchinho se preferir, já que se for comprar lá vai gastar no mínimo uns R$50,00.
Viemos embora umas 17h e dessa vez pegamos um baita trânsito, então demoramos mais de 2 horas pra chegar em casa, a van nos deixou no apartamento conforme tínhamos combinado. Mas demoramos um pouco mais também porque demos uma "carona" pra uns brasileiros que precisavam ir para o hospital pois um deles havia caído e batido a cabeça. Ele estava consciente, porém com a memória falhando. Assim, foi um tombo bobo, o cara já sabia andar de snow, mas como a neve tava bem dura, acho que contribuiu pro impacto. Ficamos apreensivos junto com eles e queríamos ter tido notícias do cara, espero que ele tenha ficado bem.
E então, como todos estávamos esgotados, tomamos um Dorflex haha e fomos comer algo. Depois era dormir e acordar bem cedo pra conhecer o litoral chileno no quinto dia. Aeeee!


Ah e claro: vale a pena esquiar? Olha, eu acho que toda primeira vez é válida. Apesar de eu não ter feito uma amizade muito boa com os esquis, e ter sentido bastante medo de descer morro abaixo, ainda acho que preciso insistir um pouco mais na ideia. Não tenho muita habilidade com esporte, mas confesso que esqui/snow é uma coisa que eu gostaria de aprender melhor, é tudo muito diferente e dá um mix de sensações bem louco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Micontchi alguma coisa também ;)